sábado, 14 de abril de 2012

VACINAS

A postagem de hoje vai em especial a minha irmã que ganhou um lindo bebe ha mais ou menos 1 mês e meio, ele é um gostoso e eu com todo amor e felicidade acompanho o crescimento desse lindo serzinho!

O ASSUNTO É SÉRIO...

VAMOS FALAR DE VACINAS...isso! o calendário de vacina de 2011/2012, suas modificações e suas novidades



Baseado na publicação do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.


Calendário auto explicativo, facinho de ser seguido.
Pra todas as mamães e papais acompanharem.

1) Hepatite B: iniciando até 12h de vida. A segunda dose pode ser feita com um porém se o bb não for prematuro prefere-se fazer aos 2 meses junto com as outras vacinas. A próxima ose será feita com 6 meses.
Quando falei prematuro, inclui o menor de 2kg e 33 semanas, este deve receber tanto a dose de 1 mês como a dose de 2 meses, fazendo assim uma dose a mais que o bebe nascido a termo e peso adequado.

2) BCG: É aplicada em dose única porém se com 6 meses de aplicação não tiver aparecido a cicatriz no local da aplicação, deve-se fazer uma nova dose.



3) Rotavirus: Vacina se monovalente deve ser administrada em duas doses aos 2 (até 14 semanas) e 4 meses (até 24 semanas) e o intervalo mínimo entre uma dose e outra é de 4 semanas. Se for a pentavalente deve ser administrada em 3 doses: 2,4 e 6 meses sendo a primeira dose até 12 semanas e a terceira até 32 semanas.



4) DTP: A tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche) deve ser feita 2,4,6 e 15 meses depois reforço entre 4 e 6 anos e então reforço a cada 10 anos. Se o adolescente nunca tiver sido vacinado ou desconhecer seu passado vacinal deve-se fazer 3 doses.

5) HIB: É vacina contra Haemophilus e normalmente é feita junto coma  tríplice bacteriana aos 2,4,6 e 15 meses.

6) Pólio: vacina contra paralisia infantil. deve ser feita doses aos 2,4,6,15 meses e entre 4 e 6 anos o reforço. Lembrar que TODAS as crianças com menos de 5 anos devem receber essa vacina nos dias de campanha.



7) Pneumocócica Conjugada: vacina contra pneumonia que deve ser administrada em todas as crianças até 5 anos de idade. Feita aos 2,4,6 meses e entre 12 e 18 meses uma dose de reforço.

8) Influenza: Deve ser feita em todas as crianças entre 6 meses e 5 anos, sendo em duas doses com intervalo de 1 mês entre elas, portanto, costuma-se fazer aos 6 e 7 meses. A partir de 9 anos ela é anual e deve ser aplicada antes de inciar os meses onde o virus mais circula (inverno).

9) HPV: Vacina contra o papiloma virus. existem 2 vacinas disponíveis no mercado que devem ser aplicadas em 3 doses entre 9 e 10 anos de idade.

10) SCR: É a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Deve ser aplicada as 12 meses e um reforço deve ser feito entre 4 e 6 anos de idade.

11) Varicela: É a vacina contra a catapora. Protege contra as formas graves da doença e deve ser aplicada aos 12 meses e um reforço entre 4 e 6 anos de idade.
Importante salientar que essa vacina pode ser feita como profilaxia até 5 dias após o contato devendo ser preferencialmente feita até 72h de vida. Pode ser feita a vacina quádrupla viral.

12) Meningocócica conjugada: Deve ser feita duas doses no primeiro ano de vida para proteger a criança contra o Meningococo C, aos 3 e 5 meses, tendo uma dose de reforço entre 12 e 18 meses de idade. Após um ano de idade só deve ser feita uma dose única.

13) Febre amarela: Indicada para os residentes ou viajantes de área endêmica e deve ser feita aos 9 meses de idade.

BOA SORTE ÀS MAMÃE E AOS PAPAIS!




drapediatra



Nenhum comentário:

Postar um comentário