VIM NA POSTAGEM DE HOJE, FALAR DE UM ASSUNTO SÉRIO, AINDA MUITO MISTIFICADO E CHEIO DE QUESTÕES, INCLUSIVE PELOS PRÓPRIOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: O AUTISMO.
ACREDITO QUE QUANTO MAIS INFORMAÇÕES OBTIVERMOS MAIS CEDO SERÃO FEITOS OS DIAGNÓSTICOS E CHEGAREMOS EM UMA BOA RESPOSTA AO TRATAMENTO DOS NOSSOS PACIENTEZINHOS.
AUTISMO SE CARACTERIZA PELA
TRÍADE:
1. DIFICULDADE
DE INTERAÇÃO SOCIAL;
2. DIFICULDADE
DE COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL (contato
visual direto, expressão facial, posturas e gestos corporais);
3. ALTERAÇÃO
DO COMPORTAMENTO (movimentos esteriotipados,
repetivos, sem função)
OS SINTOMAS SÃO BEM VARIADOS,
PORTANTO UTILIZA-SE O TERMO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA OU TRANSTORNO GLOBAL
DO DESENVOLVIMENTO E PODEM ACOMPANHAR MANIFESTAÇÕES INESPECÍFICAS COMO FOBIAS,
PERTURBAÇÕES DO SONO OU DA ALIMENTAÇÃO, CRISE DE BIRRA OU DA AGRESSIVIDADE.
SUA PREVALÊNCIA É DE 20 A CADA
10.000 NASCIDOS VIVOS SENDO 1 MULHER PARA 4 HOMENS. A IDADE MÉDIA PARA
DIAGNÓSTICO É POR VOLTA DE 3 ANOS, PORÉM BUSCA-SE ATUALMENTE UMA TENDENCIA PARA
O DIAGNÓSTICO PRECOCE, JÁ PODENDO, INCLUSIVE SER PERCEBIDO AOS 12 MESES DE
IDADE E MAIS RECENTEMENTE HOUVE UMA SUSPEITA AOS 8 MESES DE IDADE E CONFIRMADA COM A TERAPIA.
E QUAIS SÃO OS SINAIS DE
ALERTA???
1. POUCO
CONTATO VISUAL, PARECENDO SER SURDA QUANDO CHAMADA. A FAMÍLIA CHEGA A PENSAR
QUE A CRIANÇA TER ALGUM GRAU DE SURDEZ.
2. PREFERE
BRINCAR SOZINHA E NÃO PARTICIPA DE GRUPOS NA ESCOLA.
3. TEM
ACESSOS DE RAIVA, SEM MOTIVO APARENTE.
4. USA
OBJETOS SEM SER PARA A FUNÇÃO QUE ELES TÊM, exemplo ficar girando a rodinha de
um carrinho o invés de empurrá-lo pra brincar.
5. TEM
FIXAÇÃO POR ALGUM OBJETO, PRINCIPALMENTE COM MOVIMENTO REPETIDOS COMO
VENTILADOR, MÁQUINA DE LAVAR ROUPA, TRENZINHOS.
6. DIFICULDADE
DE APRENDIZADO
7. USA
AS PESSOAS COMO FERRAMENTA QUANDO NÃO CONSEGUE PEGAR OU FAZER ALGO SOZINHA.
8. AGITAÇÃO EXTREMA OU INATIVIDADE.
9. RESISTENCIA
AO CONTATO FÍSICO COMO TOQUE, ABRAÇO, BEIJOS.
10. RESISTE
A MUDANÇA DE ROTINA E GOSTA DE REPETIÇÃO, COMO POR EXEMPLO, VER A MESMA CENA DE
UM FILME OU DESENHO REPETIDAS VEZES.
11. DIFICULDADE
EM ENTENDER DICAS SOCIAIS, COMO FIGURAS DE LINGUAGEM.
Estes variam de leve a grave e em intensidade de sintoma para
sintoma.
É
RESPONSABILIDADE DO PEDIATRA O DIAGNÓSTICO, E PRECOCE, DO AUTISMO!
Muitas
vezes é necessário uso de medicamentos para aliviar os sintomas da criança com
autismo para que outras abordagens, como a terapia comportamental, a
reabilitação neuropsicológica e a educação inclusiva possam ser adotadas e
tenham resultados eficazes.
A
ONU DEFINIU COMO 02 DE ABRIL O DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
Escala M- Chat
LEMBRAR QUE: existem variações nos sintomas e muitas vezes um paciente com a Síndrome de Asperger, que leva algumas características do autismo, pode passar a vida sem diagnóstico, vivendo e convivendo com muita dificuldade no seu dia a dia.
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